segunda-feira, 26 de abril de 2010

O novo e o velho juntos


Antigamente, era a marca registrada das nossas calçadas. Herança de um prefeito que por ser arquiteto, era também inovador, corajoso, diria um visionário, no bom sentido. Ele redesenhou Curitiba, que crescia e se enfeitava. Ele planejou, modernizou e a fez sem igual. Pelo menos até que outras cidades se refletissem nela. Com o tempo, é normal que tudo se perca de uma forma ou outra.


As calçadas desenhadas foram apresentando o desgaste do tempo e os problemas surgiram. E também a ação do homem sobre elas e suas necessidades de circulação tiveram que mudar algo. Mas como fazer pra não perder o charme e a identidade? Com equilíbrio, eu diria.


E o velho petit-pavê, abriu um espaço para outro tipo de calçda, menos irregular, menos escorregadio nos dias de chuva, mais sério e com ares de modernidade. E assim lado a lado, nos conduzem pelas calçadas da Cidade. E podemos as vezes, andar com um pé na nostalgia e outro no altual, sem perder o passo, ou a hora.

4 comentários:

  1. Que bela homenagem à sua cidade. Você sempre consegue ver poesia em tudo... Amei.
    Beijos,
    Tati.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati! eu gosto muito dessa cidade mesmo... mas adoro conhecer outras cidades também! obrigada pela visitinha! Beijo
    Ps. Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê... acho que sim...

    ResponderExcluir
  3. So queria mesmo caminhar por estes caminhos... Imagens de Curitiba alimentam minha saudade.

    beijo, beijo, beijo
    Gi.
    Ps.: Ainda estamos nos organizando para nossa jornada cultural por esta cidade que parece transpirar arte.
    Amo Voces

    ResponderExcluir
  4. Gi
    melhor doque receber sua visita aqui no blog, é te receber em casa!!! venham será muito bom andar em Curitiba com vocês!!

    ResponderExcluir