sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uma notícia que me deixou triste...

Eu estou aqui, lendo os blogs de cada dia, e vendo o jogo, ou melhor, escutando o jogo da Alemanha e Sérvia, e ouço uma notícia que me deixou muito triste. A morte de José Saramago. É isso e ponto final. Admirado no mundo todo, pela irreverência das idéias pouco comuns, pela escrita corrida, sem vírgulas, poucos ponto, parágrafos longos, como quem fala sem vontade de parar. Ler Saramago é mergulhar num mundo onde se respira pra não morrer entre uma frase e outra, onde o conto, a história amarra e nos deixa quase sem fôlego pra retomar na próxima página. Não choro essa perda por infelizmente não tê-lo conhecido pessoalmente, mas choro por dentro a falta que fará todas as hstórias que apesar da urgência do traço, não pode contar. Eu que sigo religiosamente seu blog, (ainda que religião não tenha sido essencial para ele), agora fico um pouco órfã de saber que ele estava lá, na Ilha de Lanzarote, longe de sua Portugal, longe da politica da qual sempre foi crítico. Sabê-lo lá, era um alento, e apesar de já avançado na idade, ainda tinha a força da palavra escrita... agora, fica o legado, ficam as palavras para este que começou a vida longe dos livros...

Livros - Por Fundação José Saramago
Começar a ler foi para mim como entrar num bosque pela primeira vez e encontrar-me, de repente, com todas as árvores, todas as flores, todos os pássaros. Quando fazes isso, o que te deslumbra é o conjunto. Não dizes: gosto desta árvore mais que das outras. Não, cada livro em que entrava, tomava-o como algo único.


El País Semanal, Madrid, 29 de Novembro de 1998


José de Sousa Saramago - Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922 - Lanzarote, 18 de Junho de 2010

3 comentários:

  1. Realmente... é muito triste... fique sabendo ao ler o seu blog... brigada por comentar!

    ResponderExcluir
  2. Que puxa...Gabi também vai ficar triste. Seu basalto deu pinta lá no blog e você nem percebeu! Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Oi Heloísa... pois é... tô tristinha mesmo, com essa notícia e acho que muita gente deve estar... mas o homem não passou em branco pelo mundo... deixa seu legado, e as suas palavras.
    Um beijinho e volte sempre

    Taia, ué... achei que tinha sido a primeira ontem... vou voltar lá e escrever novamente...hehehe mas de qualquer forma eu amei!!! o marido estava ao meu lado e mostrei a foto ampliada pra ele ver...
    como ele está em casa, vimos juntos todas as fotos da viagem! hehehe
    Taia essa é uma perda triste mesmo, eu tenho alguns livros do Saramago e junto com o Umberto Eco é um dos meus escritores preferidos...

    ResponderExcluir