sábado, 5 de junho de 2010

Mão na massa... ou na serragem...

Quinta feira, meu dia começou cedinho. Deixei a cama, bem quentinha e o marido num sono solto e me preparei pra mais uma tarefa de fé.


Com poucos recursos, muito diferente do ano passado, quando tínhamos serragem de todas as cores e muita gente disposta a ajudar... além de ser bem perto de casa... esse ano, dispúnhamos de pouca serragem natural, erva mate, pó de café e farinha de milho para os detalhes... e muita vontade de fazer um tapete bonito... mas admito que ficou simples e sem graça. Bem, fizemos com carinho isso é que importa.


Depois da tarefa cumprida, hora de correr pra missa e depois da missa, a procissão, que foi longa e bem cansativa.... mas valeu pois eu não conhecia as capelas da região que fazem parte da nossa paróquia. No altar que improvisamos junto ao nosso tapete, recebi um texto para ler. Eu tinha que ler um trecho da meditação sobre a Oração do Pai Nosso. E devo confessar que sou péssima nisso. Espero que nunca mais me pessam pra ler novamente. Eu leio, mas acima de tudo eu sinto as palavras e a mensagem sempre me toca muito forte. Num bairro simples, de gente simples e sofrida, onde muitos lares são castigados pela violência, onde certamente falta o básico e muitas vezes falta amor... não consegui segurar o choro, minha leitura foi horrível mais li até o final, e quando acabei só queira sumir dali. Como o mundo não se transformou num buraco bem fundo pra eu me esconder, só pude continuar a procissão. A Dalva e o Altair me socorreram, me abraçaram apertado e, como são meus padrinhos de casamento, me senti melhor. Fugirei da leituras daqui pra frente....este é o texto que li:

"O pão nosso de cada dia dai-nos hoje
O pão representa o essencial para viver, não o supérfluo. Pedimos o pão NOSSO, e não o MEU pão. E pedimos o que precisamos para cada dia, não para acumular. Esse pedido nos compromete tanto com a partilha como com o consumo mais simples. Quando todos tiverem o pão de cada dia e respeitarem esse direito, sem fazer exceções, a humanidade será mais feliz"

Voltei pra casa, esgotada, com dor de cabeça. Almocei a comidinha gostosa que meu  amor preparou e dormi um pouco pra acordar refeita.
No dia seguinte trabalhei bastante fazendo as lembrancinhas para o Encontrão de catequistas que será amanhã. Com a ajuda da Dalva, da Valéria, da Su e da Giane, acabamos o trabalho. E o resultado
É este:


Amanhã, será novo dia... o Edno vai fazer um concurso público e eu vou participar do encontrão... vou levar bastante lenço de papel...
Beijinhos e até amanhã...

3 comentários:

  1. Josi, eu não achei seu tapete sem graça, ainda mais que começa com São Francisco... Achei que vocês fizeram mágica, com tão pouco material um painel tão lindo...
    E sobre a emoção na leitura, pode ter certeza que fez mais sucesso do que uma leitura empostada e sem sentimentos. Você estava endo amor, ler com emoção era o que de melhor podia fazer!
    Beijos e ótimo encontrão. Amei as flores de bombom.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho Tati, fiquei memo muito emocionada e envergonhada porque não consigo segurar as lágrimas, sou a chorona mesmo... mas paciência... Hoje no encontrão vou ver a reação das pessoas quando receberem a flor com o bobom e com cereza ficarei feliz... beijinho e bom domingo pra vocês aí...

    ResponderExcluir
  3. Sem graça?! Eu não conseguiria fazer esse trabalho!

    Depois em conta do Encontrão. As lembrancinhas ficaram lindas!

    bjs

    ResponderExcluir