terça-feira, 15 de junho de 2010

Aprender com você.

Segura minha mão, e me ensina ser como você é. Me mostre o mundo pelos seus olhos claros. Me conduza.
Me faça rir até mesmo com o joelho ralado e a lágrima quente rolando no rosto. Você é pai e sabe ser assim, eu ainda não. Crescendo a cada dia um pouquinho você me molda com carinho.  E isso é AMOR.

Assim também o Pai nos ensina, limpa nossa visão com nossas lágrimas, nos faz sorrir mesmo com o coração apertado num misto de alegria e dor. Nos guia, nos ampara, Ele sabe ser assim, e nós, ainda não. Mas crescemos também e vamos aprendendo a ser conduzidos como a ovelha que segue o passos do pastor confiando que o caminho será seguro.

Li um texto há alguns dias que gostei muito, como muitos dos textos do Saramago que podem ser acompanhados no blog , Ele falava sobre educar para a paz:

"Educar para a paz

Por Fundação José Saramago
Resulta muito mais fácil educar os povos para a guerra do que para a paz. Para educar no espírito bélico basta apelar aos mais baixos instintos. Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com ele, a chegar a acordos. Essa dificuldade explica que os pacifistas nunca contem com a força suficiente para ganhar… as guerras."

E eu fiquei pensando o porque dessa dificuldade, se dentro de cada pai e cada mãe existe a vontade da paz. Ou deveria existir. Criar um filho implica em desejar que ele viva, que seja feliz que saiba buscar a felicidade a que tem direito sem invadir o direito do outro, se colocando no lugar do outro. Então porque o resultado  é tão difícil de ser alcançado?
O nosso tempo está ficando pesado pra nós, são tantas as cobranças, temos que ser magros, belos, elegantes, bem sucedidos profissionalmente, amantes incontestáveis, temos que ter o carro mais brilhante, o perfume mais cheroso, o cachorro mais bem tratado, temos que jogar tênis, e só usar tênis de marca, nossos dias tem que ter 30 horas, as metas crescem a cada mês.... Será?
Eu não ligo. Isso tudo não tem o menor valor, diante da cena que vejo. E enquanto um ainda acreditar que podemos mudar a direção dessa boiada, eu também acredito. A mudança está dentro de cada um, basta que nos deixemos guiar.

6 comentários:

  1. Nossa Josi, já to te seguindo faz um tempão, mas tava meio sem tempo de comentar. Lindo esse texto. Pra mim, que sou mae solteira fica cada dia mais dificil tentar aplicar os valoer corrrtos aqui em casa, quero que a minha filha cresca feliz, e pra isso quero que ela tenha valores. Mais do q qq valor material, quero que ela aprenda o amor, a amizade, a bondade, enfim, quero que ela aprenda a achar a felicidade dela baseada em construçoes solidas, e que nao custam caro. beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula.
    Nunca desista então pois penso que vc está no caminho certo. Querer, acreditar e orientar já é um passo, enquanto houver alguém pensando assim, vamos formando uma rede de pensamentos e ações para a paz e isso, essa vontade que pode mover mais e mais pessoas para o mesmo caminho... parece grande e difícil... mas não é. Mesmo os atos pequenos são importantes... Beijinho pra vc e sua filha. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. É Josi, na verdade acho que os pais "deveriam" desejar a paz para seus filhos, mas a competitividade estimulada não leva à paz e sim à guerra. E a educação de hoje caminha tanto para isso... infelizmente. "Valores? Quem se preocupa? Quero que meu filho seja o melhor, o primeiro, o número 1!" Quantas vezes ouvimos isso, mesmo que sem palavras tão explícitas... Quem sabe um movimento dos que desejam a paz não muda um pouco esta história? Eu estou dentro!! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati, então estamos nessa juntas!
    Beijinhos Tati!
    e até mais...

    ResponderExcluir
  5. Que meninos lindos os seus. É tão gostoso olhar uma cena assim e vermos que estamos fazendo um bom trabalho. Ter um Lar sossegado e afetivo onde os valores familiares se solidificam dia a dia, infelizmente isso é para poucos. Falta tempo e boa vontade as pessoas. Beijocas no quarteto. O template do blog ficou lindo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Taia... será que haverá um dia em que todos os lares terão carinhode sobra?
    O template ficou fofo "né" mesmo? pena que ainda não achei um lugar onde possa colocar um desenho meu no fundo... mas vou conseguir...um dia

    ResponderExcluir