segunda-feira, 29 de março de 2010

Minha cidade - uma mocinha com 317 anos

Largo da Ordem, parada dos tropeiros que vinham do sul a caminho de São Paulo, para dar de beber aos animais... Ao fundo, casa Romário Martins, do século 18, uma das mais antigas da capital. Centro histórico hoje abriga os barzinhos, e centro cultural, com museus, feiras de artes e artesanato, além lojas e Igrejas antigas.
Hoje é aniversário de Curitiba, minha cidade que é referência, cidade modelo, adolescente ainda.

Um dos prédios da UFPR. No meu tempo de faculdade aqui funcionava os cursos de Direito, Odonto e Comunicação Social, tive algumas aulas aí ... e já abracei este edifício no se aniversário de 80 anos... hoje ele tem 95.... faz tempo né!

Estudiosa, com a Universidade mais antiga do Brasil, a UFPR, a Universidade Positivo, a PUC-PR, todas com seus campi modernos.


Teatro Guaíra, com seu belo painel de um dos nossos maiores artiratas, Poty Lazzarotto...

Uma garota descolada, tem festival de Teatro todo ano, tem grandes salas de espetáculo, como o Teatro Guaíra, teatros até em fábricas antigas, tem festival de música que atrai músicos do mundo todo, tem a Pedreira Paulo Leminski, que fica nesse impasse, reabre ou não o espaço para shows... fui a um show lá na pedreira há muito tempo e adorei, eram Titãs, Barão Vermelho e Paralamas, juntos!O SHOW inesquessível...

Curitiba tem a linha de transporte mais organizadinha do país, com seus ônibus coloridos. Amarelinhos para as linhas centro bairro, os verdinhos interbairros, os alaranjados alimentadores, que vão dos bairros mais distantes até os terminais, de onde se pode pegar outras linhas sem pagar novamente a passagem, os vermelhos, expressos e agora um vermelho ligeirão que vai do Boqueirão até o centro sem parada, os cinzas, ligeirinhos com seus tubos (o moderno aqui já está ficando antigo) os micros branquinhos que circulam só no centro, os interhospitais, que facilitam a vida de quem precisa ir a um hospital, princpalmente pra quem vem de fora por um motivo tão sério, os brancos que vão até as cidades da região metropolitana e a linha Turista, com o ônibus de dois andares (quem vai na parte de cima com vento batendo no rosto, pode levar na lembrança o frio do ventinho que sopra por aqui) .


Parque Tanguá... um lindo passeio num dia de sol

Tem também muitos parques, o Tanguá, o Tingui, o Bosque do Papa, o Bosque Alemão, o Barigui, o Bosque Boa vista, Bosque de Portugal, Jardim Botânico, Parque Passaúna, Parque São Lourenço, Parque do Bacacheri, entre outros com muito verde, seus lagos com patos e outros bichos, até jacaré apareceu por aqui...Tem o Zoológico, um programa de domingo... Uma cidade gostasa de viver, eu que moro aqui há 30 anos, nem a conheço interia! Temos museus maravilhosos, como o MON, um centro histórico com arquiterura belíssima, o bairro Batel sofisticado, o Alto da Gloria, a Rua XV, com seu charme de casarões antigos, coloridos e agitado. A Av. Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, com os bancos e o comércio, o Centro Cívico, com os prédios públicos, Assembléia, Prefeitura e Palácio do Governo o coração da capital. As praça da cidade, os shoppings, a rua Tefé, das pontas de estoque de calçados, as Igrejas, as ruas arborizadas... Nossa, Curitba tem muita coisa boa eu ficaria aqui uma manhã toda escrevendo!

Ah, venha aqui conhecer! eu adoraria te ciceronear!
Veja aqui e aqui outras fotinhos...

Sem falar que é uma mocinha multiracial, pois somos formados por várias etnias... Poloneses, Ucranianos, Alamães, Italianos, Japoneses, Árabes, Chineses, entre outros, sem falar ainda de gente do Brasil todo que vem fazer de Curitiba um lugar ainda melhor, pois trás seu jeito e simpatia pra nos ensinar a ser menos fechado!
Mas essa mocinha ainda vai crescer muito mais e terá que aprender outras coisas ainda pra ensinar às futuras gerações. Já não joga lixo no chão, separa o lixo recliclável, e terá que destinar o lixo orgânico de uma maneira ainda mais conscinte. Terá que aprender a cuidar dos seus rios, e revitalizá-los, veja aqui, que já existe gente pensando nisso. Terá que se reinventar, planejando o crescimento inevitável, e pensar no metrô como uma saída viável, pelo menos fora do centro da cidade. Enfim... já a vejo bela, quero vê-la mais humana.

Um beijinho e feliz aniversário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário