quinta-feira, 30 de julho de 2009

Um bom lugar - uma gentileza, ou duas ou mais


O primeiro livro, a Gisa deu para que fosse sorteado na flipinha, para alguém que declamasse uns versos de Manuel Bandeira. Que ímpeto a moveu? Não tínhamos programado nada antes, estávamos passando, paramos pra ver e quando o apresentador anunciou que tinha dois livros para dar a quem fosse lá e recitasse... ela Gisa olhou pra Jeje e para mim com olhinhos de idéia, e saiu, dizendo vou dar um livro meu ... E já estava com livro nas mãos, e já estava lá, na beira do palco, entregando o livro. A menina que ganhou o presente veio receber o autógrafo e deixou uma escritora feliz. O Segundo livro, foi uma troca de gentilezas entre ilustres desconhecidos. O escritor estava lá todos os dias, os pés sobre seu palco improvisado, sempre no mesmo lugar entre a ponte e a tenda dos autores, a pregoar seu filho "O martírio dos viventes". Passamos por ele várias vezes, a curiosidade sobre aquele personagem nos instigava, mas como suas palavras eram dirigidas a multidão... Um dia, vimos que ele nos olhou e a Gisa, soltou a frase: "Você aceita uma troca?" e ele com largo sorriso, disse que sim. Livros trocados, ambos devidamente assinados, bate-papo rápido, sinceros desejos de felicidades, e lá estavam sul e norte do país, numa troca de gentilezas, esperanças e estórias. O nome dele, Paulo Cavalcante.
Outro, ainda, foi entregue a Regina Casé. Quando vimos, ela já tinha passado por nós... a Gisa, olhou pra trás, virou rápido e disse, "me dá um livro". Saiu correndo, e quando a alcançou ela tinha acabado de atender ao telefone celular. Estendeu-lhe o livro com um sorriso. Ela, surpresa, e parecendo incrédula, disse baixinho: "é pra mim?" e agradeceu com um sorriso. Uma simpatia. A Gisa voltou radiante. “Minha mãe disse que era para eu entregar o livro a uma pessoa famosa!” Peninha, que isso eu nem tive tempo de fotografar!
Pre terminar... versos de Manuel Bandeira.
Arte de amar
Se queres sentir a felicidade de
amar, esquece a tua alma,
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação,
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.
As almas são incomunicãveis.
Deixa teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

Um comentário:

  1. vi uma estrela tão alta
    vi uma estrela tão fria
    vi uma estrela luzindo
    na minha vida vazia...

    m.b.

    dias de pura emoção em Paraty

    ResponderExcluir